[JULHO] O GRANDE CARL SAGAN - CONTATO

15:23

Se achou que o projeto Um Livro Por Mês havia sido esquecido, está muito enganado! Aproveitando a temática do último livro postado (Perdido em Marte), decidi trazer um livro de uma das pessoas mais incríveis que já existiram: Carl Sagan. 

Leitores e leitoras, apreciem 

Contato



Eu, até então, nunca tinha lido nada escrito pelo Sr. Sagan. Escolher comprar um livro dele realmente foi a melhor coisa que já fiz! É uma lástima que não consigamos encontrar tantos títulos escritos pelo cientista. Ou seja, quando encontrar, compre! Porque talvez você não consiga encontrar a obra novamente.


Como o próprio nome já diz, o livro é uma busca pelo contato com seres extraterrestres. Temos como protagonista Ellie Arroway, uma amante da ciência que busca com radiotelescópios um sinal de que há vida inteligente fora da Terra. E, bem, ela acaba encontrando o que procura.


Uma mensagem é recebida de Vega, uma das estrelas mais próximas da Terra. Ela é interceptada por vários cientistas do mundo todo, que posteriormente se unem para tentar decodificar a mesma. O que ninguém sabia é que a tal mensagem era nada mais, nada menos, que um manual para a construção de uma máquina.

Mas uma máquina pra quê? E se for uma bomba? E se ela destruir nosso planeta? E se for uma passagem e assim que a construirmos tivermos uma invasão alienígena? Mas e se for uma espécie de convite? Nesse caso, qual País vai construir? E quem receberá a honra do convite?

O livro é interessante porque, além da parte técnica, ele traz aspectos políticos. Se recebêssemos uma mensagem, como os governantes se comportariam nessa 'corrida alienígena'? Contato nós dá uma ideia de uma das N possibilidades (e uma bem possível).
Além disso, ele nós dá a sensação de muito tempo transcorrido, além de algumas frustrações ocasionadas com injustiças com a protagonista (pelo menos pra mim).
É muito bacana ver uma atualização feita na série Cosmos, 10 anos após ser exibida, na qual Sagan fala sobre as pesquisas que fez para o livro. ~sem spoiler~



E claro, o filme! 
O livro foi, em 1997, adaptado para os cinemas. Infelizmente, o autor, faleceu antes de ver a obra terminada, mas, creio eu, que ele não se decepcionaria com o resultados, visto que, apesar de inúmeras mudanças, a essência que é a ciência, não se perdeu. 


Não só recomendo o livro, como qualquer coisa relacionada com o cientista. Ele foi um grande homem e com certeza sempre será uma influência para mim. Carl Sagan sempre compartilhou o seu fascínio com o Universo do micro ao macro com todo o mundo. E isso é fantástico!



Obrigada Carl Sagan!

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe-nos! :3

Tumblr