MARI PINO, A ARTISTA COMPLETA

10:52

Há algum tempinho atrás eu entrevistei uma artista incrível, e grande amiga. Todas as entrevistas que eu havia feito até então eram conversas via e-mail ou até mesmo pelo facebook. Moro numa pequena cidade no interior do Paraná e poder viajar pra mim se tornava algo um tanto quanto complicado. Quando minha amiga artista falou comigo sobre seus desenhos, não pensei duas vezes em ir vê-la e poder apresenta-la pra vocês, porque ela não é qualquer artista, ela é A ARTISTA. Conheçam:

MARIANA PINO!

A Mariana Carvalho de Oliveira Pino, tem 20 anos e atualmente mora em Ponta Grossa (Pr). Ela é natural de Brasília e mudou-se a 2 anos para estudar. Está cursando Ciência da Computação e pretende, no futuro, trabalhar com animação gráfica.
A Mari é aquele tipo de pessoa que se dá bem com música, desenho e fotografia. Então, decidi apresentar ela como um todo disso, por partes, iniciando por onde eu conheci ela: seu lado musical.


Era dezembro de 2013 e íamos fazer uma confraternização com todas as moradoras no pensionato que eu vivia. E lá estava a Mari com seu violoncelo. Cá entre nós, foi uma coisa linda de se ver e ouvir.
MAS na verdade, a Mari é pianista. Quando ela tinha 6 anos a sua mãe, uma cantora profissional, a inscreveu em várias coisas diferentes: piano, balé, natação e informática. Logo de cara ela percebeu que do que gostava era do piano. Aos 9 anos, entrou para a Escola de Música de Brasília onde ficou por 10 anos. Estudou piano durante 11 anos. Ela me contou que sempre achou o piano um instrumento bem individual, no qual você não precisa de mais ninguém além de você mesmo, e foi nesse momento que o violoncelo surgiu em sua vida, um instrumento no qual você precisa pensar em grupo. “Encontrei tantas formas diferentes de me expressar que apenas uma não seria  suficiente pra expressar tudo o que eu penso e tudo o que eu sinto. Sai da música, fui para o desenho e depois fui para a literatura bucando sempre representar tudo o que eu queria da melhor forma possível. O violoncelo surgiu quando eu tinha 17 anos e foi uma segunda paixão que eu não imaginava.”                        

~gamei nesse gato com bigode!~
A Mari me contou que o desenho entrou na sua vida a partir do mangá, fazendo desenhos de desenhos, mas num dia, do nada, parou de desenhar. Ela sempre pensava que 'Não existe cópia melhor que a original', tendo uma crise existencial por achar que não conseguiria criar nada. Mas, graças a um professor dela, sua capacidade criativa foi descoberta e tudo por uma frase: Você não conseguiu (criar algo) porque não tentou.
~Autorretrato~
'Hoje eu vejo que somos capazes de muitas coisas que não imaginamos'. Esse mesmo professor lhe deu um desenho super complexo para ela fazer, e depois de exaustivas horas, ele disse que ela estava pronta para criar algo seu, porque no fim, nos mesmo que nos delimitamos.
~De todos os desenho, esse é de longe o meu favorito <3 Representa 'não fugir de quem você é' e foi inspirado em um amigo da Mariana ~
Enquanto via seus desenhos, um me chamou a atenção porque sempre se repetia, então ela me contou que ele se chamava O Amador e “o Amador foi um personagem que eu criei pra representar minha vida emocional, então justamente por ele ser o sexo oposto, ser como se fosse um rapaz, ele está representando parte da minha vida que foram marcantes pra mim. Então, se você reparar assim no início ele é muito triste, muito melancólico, e mostrava justamente aquela fase de conflito que você tem com você mesmo, só que ao longo dos desenhos você vai ver que isso muda um pouquinho. É até engraçado que quando eu comecei a namorar ele só aparecia sorrindo. Haha’


Também criou algumas tirinhas (que eu vi e foi ‘oh god!’), na qual o Amador é sempre acompanhado por uma coruja da razão, a qual o aconselha sem levarem consideração os sentimentos. Um personagem duro mas verdadeiro.
~Mari e a parede do seu quarto com alguns de seus desenhos e de alguns amigos~
Há também uma grande inspiração em Frida, pelo sua história e seu trabalho. Uma vida de sofrimento que apesar dos grandes obstáculos, ela conseguiu chegar onde chegou. E claro que também rolou desenho! rs'
Há também o lado fotografa da Mari, o qual ela me disse que descobriu no ano passado mas que já garantiu prêmios na UTFPR-PG em um concurso de fotografia no festival anual.

Devo dizer que foi uma grande satisfação passar um tempo com uma pessoa tão fantástica, e digo mais, não há nada tão encantador quanto ela falando dessa sua paixão. Se tiverem a oportunidade, conversem com ela sobre, é tudo muito fascinante!

~nozes!~

Pra quem quiser acompanhar e ver mais do trabalho da Mari Pino, pode conferir:


E claro, se curtirem a postagem, compartilhem! E se acham que algum outro artista merece um espaço aqui, entre em contato!


You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe-nos! :3

Tumblr