GR ENTREVISTA FEFÊ TORQUATO, AUTORA DE GATA GAROTA

15:06



Acho que está será uma das recomendações mais legais que darei para vocês, e espero que apreciem tanto quanto eu estou apreciando. ~A postagem ficou meio extensa, mas LEIAM TUDO, SÉRIO!~

Acabei conhecendo a Gata Garota de forma bem inesperada, e quando comecei a ler não consegui parar até terminar de ler. Espero que ao fim deste post vocês fiquem tão interessados quanto eu, porque o trabalho que a Fefê Torquato tem feito com essa HQ é incrível e merece um espaço no coração de todos. Além de ser fofa, há todo um mistério envolvido que te faz querer saber o fim. Mas chega de papo! Conversei com a Fefê e ela contou um pouco mais sobre ela, sua vida e nossa graciosa Gata Garota.


GR: Se apresente!
Fefê: Bom, meu nome é Fernanda Torquato, mas todo mundo que eu conheço me chama de Fefê desde SEMPRE, apesar de por anos eu tentar emplacar o 'Nanda' sem sucesso... rsrsrs Nasci em SC em 83, mas logo cedo fui morar no Paraná e por lá fiquei até 2012, quando me mudei de volta pra minha cidade natal no litoral sul de SC. Por isso me considero metade curitibana, metade catarinense. Isso é de onde eu vim, quanto aonde eu quero ir... bom tenho MUITA vontade de morar fora do Brasil por uns tempos, e quem sabe consigo num futuro próximo!


GR: Como o desenho surgiu na sua vida?
FF: Surgiu da mesma forma que surge pra todo mundo. Afinal toda criança começa a desenhar antes mesmo de começar a ler e escrever, é a nossa primeira forma de comunicação. A questão é que pra mim continua sendo a melhor forma de expressar o que eu sinto e penso, por isso eu continuei desenhando enquanto a maioria parou e encontrou outros caminhos.

GR: Você fez algum curso ou faculdade relacionado à desenho? 
FF: Na realidade eu fiz música na faculdade (EMBAP-Escola de Música e Belas Artes do Paraná), música sempre foi e ainda é a minha maior paixão, meu sonho era me tornar compositora. Cheguei a cursar também 1 ano de Gravura e 1 ano de Pintura nessa mesma faculdade, além disso fiz um curso de ilustração digital no Sesc, onde aprendi a usar uma tablet e Photoshop, e fiz um curso de Estilismo e Moda no Senac, onde desenhei mais do que fiz roupa, rsrsrs! Essa é a minha base mais 'tradicional' que eu tive. No mais eu sou autodidata mesmo, uso muito o Youtube, cursos online, Coursera, e tento me inspirar bastante no trabalho do meus artistas favoritos.

~o lugar onde a mágica acontece~

GR: Você trabalha com algo relacionado a desenhar? 
FF: Eu trabalho como ilustradora freelance desde 2010. Eu tenho sorte de ter sempre trabalhado com o que eu gosto. Mas definitivamente não é um caminho fácil, justamente o contrário, trabalhar por conta própria é bem difícil e principalmente por isso você tem que gostar BASTANTE do que faz.

GR: Como surgiu a Gata Garota?
FF: A Gata Garota surgiu assim que eu comecei a fazer quadrinhos. Eu tinha um gato persa chamado Tuc, que era o REI dos gatos! Lindo, indiferente, superior e preguiçoso. E uma vez pensando sobre a Mulher Gato imaginei que seria engraçado se ela de fato agisse como um gato. E então comecei a fazer tiras sobre isso, mas depois de alguns episódios acabei abandonando a ideia. E esse ano resolvi retomar e transformá-la em uma webcomic. Hoje pra mim é bastante claro como a personagem da Fefê versão gato, é inspirada no Tuc e a Gigi é inspirado no meu outro gato, o Lúcio.


GR: Como é a concepção da personagem em cada capítulo? Como surgem as ideias e inspirações para ela?
FF: Então como eu disse a Gigi é inspirada no meu gato Lúcio, ele vive com essa mesma expressão que ela, de olhos grandes, pupilas dilatadas e inquisidoras. E no mais, eu tenho 5 gatos em casa, e durante a vida tive outros tantos, eu posso dizer que me considero praticamente uma especialista em comportamento felino! Já a inspiração sobre a trama da GG foi o filme Batman Returns, do Tim Burton, um dos meus preferidos. A GG é certamente inspirada naquele clima, meio sombrio, só que um tanto cômico e, sem querer soltar nenhum spoiler, a história dos gatos gente está diretamente ligada aos acontecimentos desse filme específico. Pronto, não falo mais nada.

~ai meu coração!~
GR: Vi em uma das suas postagens que você fala sobre seus amigos animais, e como gosta deles. Pode contar mais sobre eles? 

FF: Eu gosto muito de gatos e cachorros, dos bichos de uma forma geral. Não sou vegetariana, nem vegana, nem uma militante ativa dessa causa (apesar de admirar bastante quem se dedica a isso), mas eu sinto bastante empatia pelos animais domésticos abandonados e tento de alguma forma fazer a minha parte. Por isso tenho 5 gatos e 3 cachorros em casa. Todos resgatados da rua. Alguns já adultos simplesmente pararam no portão de casa pedindo comida (no caso dos cachorros) e ficaram. Já os gatos, três deles ainda eram filhotinhos indefesos quando eu os encontrei na rua e trouxe pra casa. E os outros dois foram deixados ainda filhotes também, no meu jardim, debilitados de alguma forma. Eu não vou atrás, mas também não posso ignorá-los ainda mais se precisarem de ajuda. Esses animais são indefesos, principalmente diante dos humanos que os domesticaram e por isso mesmo são nossa responsabilidade. Dessa forma sempre que eu sei de alguém que quer comprar um filhotinho, eu digo: ADOTE. Existem MUITOS cães e gatos (entre outros bichos abandonados) precisando de uma família e se você realmente quer a companhia de algum animal, não vai importar a raça ou a idade, porque o amor e a dedicação deles será A MESMA.

~Já contei que eu AMO animais?~

GR: Acho que uma das coisas que mais nos chamam a atenção no GG é esse mistério que está se formando sobre a origem de todos eles, e essa coisa de não conseguir se transformar. Você pode contar algo que ocorrerá nos próximos capítulos? /Vocês terão que ler a HQ para entender ;)
FF: O que eu posso dizer é que tudo ainda vai ficar ainda mais complicado antes de descomplicar. rsrsrs Faltam SÓ 3 episódios pro final da 'Parte 1'! Depois disso eu pretendo fazer um episódio especial mais uma sessão de perguntas e respostas, onde eu vou responder quaisquer dúvidas que as pessoas possam ter sobre a trama. Mas nada que dê muitos spoilers é claro! haha

GR: Você tem outros projetos que não sejam a GG? 
FF: Além da GG, eu faço quadrinhos quinzenais pro blog A Vaca Voadora, escrevo textos ilustrados que eu publico no Ovo Virado, e terminei de escrever e agora estou desenhando a minha primeira graphic novel que chama 'Conversas Inconstantes', que é uma história de uma garota contada através de conversas que ela teve com pessoas próximas a ela durante a sua vida. É mais realista e lida com esse sentimento de frustração e desencontro que vem da transição da adolescência e a vida adulta. Eu acho que muita gente vai se identificar com a história. Vai ser colorido, pra variar um pouco, tem umas 200 páginas e quero ver se consigo publicá-la ainda ano que vem.

- Conversas Inconstantes -

GR: Será que ainda veremos a GG em bancas e livrarias? ME AVISA QUE EU QUERO!
FF: Essa é a 'exclusiva' que eu iria te dar! haha Agora que já está confirmado eu posso divulgar que o primeiro volume da Gata Garota vai ser publicado no começo do ano que vem pela Editora Nemo! Êêê!! Mal posso esperar pra tê-lo em mãos! <3_<3


GR: Quem são os artistas e trabalhos que te inspiram? 
FF: Apesar de escrever quadrinhos e admirar muitos quadrinistas, a maior parte da minha inspiração não vem dessa arte. Inclusive eu sinto que muitas vezes quando eu leio uma hq muito boa, ela até me desestimula de certa forma, sei lá, me deixa insegura em relação ao meu próprio trabalho. Então eu admiro MUITO o trabalho de artistas dessa área como: Bianca Pinheiro e Lila Cruz (grandes quadrinistas e amigas que me incentivam constantemente) Laerte, André Ducci, Rômolo D'Hipólito, Ryan Andrews, Liniers, Francisco Javier Olea, Sempé, Gilles Roussel, Inio Asano, Kate Beaton, Reza Farazmand, entre muitos outros. E me inspiro muito em artistas de outras áreas como ilustração: Jim Flora, Vera Brosgol, Pascal Campion, Vincent Mahé, Saul Bass, Mary Blair, Eyvind Earle, Saul Steinberg, Marc Davis. Do cinema e animação: Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Woddy Allen, Wes Anderson, Tim Burton. Da tv: Ricky Gervais, Jerry Seinfeld. Literatura: Machado de Assis, Luís Fernando Veríssimo, Nelson Rodrigues. Da música: Bach, Mozart, Stravinsky, Prokofiev. (sim eu gosto de música erudita), João Gilberto, Tom Jobim, Baden Powell, Altamiro Carrilho, Brazilian Girls, Mindy Gledhill, Squirrel Nut Zippers e mais uma infinidade de nomes que não caberiam aqui!



GR: Se você pudesse trabalhar com alguém, com quem seria? 
FF: Eu fico entre dois diretores, Hayao Miyazaki e Woody Allen. Apesar de serem de áreas diferentes, são minhas maiores fontes de inspiração.


- Woody Allen - 

GR: Como é o feedback dos leitores da GG?
FF: É in-crí-vel!! Pessoas vêm me dizer que estão viciadas e querem saber urgente o que vai acontecer com a Gigi, com os gatos gente, com o Danilo, com a Fefê. Gente que diz que não gostava de gatos e está começando a enxergá-los de outra forma. Gente que acabou de descobrir a série e a leu de uma vez só. As pessoas têm sido incríveis e muito receptivas!


Pergunta de um leitor: Gostaria de tornar a produção de HQ’s sua profissão ou prefere que fique como hobby? 
FF: Meu maior objetivo é justamente esse, viver de quadrinhos. Se pudesse só faria isso, ficar escrevendo e desenhando minhas histórias. 

~espaço livre~

Fefê: Eu só aproveito pra agradecer o interesse e o apoio que você e tanta gente tem demonstrado pela minha série e pelo meu trabalho de uma forma geral. É difícil descrever a sensação que dá perceber que aquela história que você bolou brincando um dia, ganhou vida própria e divertiu tantas pessoas que você nem conhece! É muito legal e só me faz querer continuar a inventar mais coisas!



Queria agradecer a Fefê por ter disponibilizado um tempinho pra responder as perguntas pro blog, e queria desejar sucesso com o lançamento da HQ (que eu com toda certeza irei comprar!).

Aqui em baixo deixarei os links dela, para quem quiser acompanhar e saber mais:


  E para quem ficou interessado em ler os capítulos da GATA GAROTA clique AQUI, e acompanhe, porque toda semana tem algo novo! ;)


~Gostou? Curta nossa página e nos ajude compartilhando ;3~



You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe-nos! :3

Tumblr