THE NEON DEMON

13:59

    Um filme que não é para todos. Acho que isso é a primeira coisa que se deve ter em mente sobre The Neon Demon. Um filme difícil de assistir e muitas vezes entender. É realmente para aquelas pessoas que querem explorar todos os cantos do Universo cinematográfico. Não é um filme para se divertir, mas sim para conhecer e aprender.

     Quando Jesse (Elle Fanning), uma aspirante a modelo, se muda para Los Angeles, sua beleza e juventude atraem atenção e inveja de pessoas obcecadas com a estética que cobiçarão o que ela possui.
       Dirigido por Nicolas Winding Refn (Drive), o filme foi vaiado pelos críticos em sua estreia no Festival de Cannes. Em entrevista ao AdoroCinema, ele disse: "Você sabe, eu venho do futuro, e faço filmes para o futuro. Quando venho a Cannes não trago um filme, mas uma experiência. Gosto da ideia de pesquisar e destruir. Para os estúdios foi irônico o que aconteceu [se referindo à vaia], mas eu sigo em frente. O cinema é uma forma de arte onde não é possível dizer o que é bom e o que é ruim. Cinema é uma experiência, o que define se é bom ou ruim é algo muito individual. O mais importante é a viagem proporcionada e como ela te afeta, se você fica com raiva, triste, alegre ou qualquer outra coisa. É por isso que, quando aconteceram as reações na primeira sessão para a imprensa, tão violentas, eles deveriam ter ficado muito contentes por eu estar aqui, senão seria um festival muito entediante. Isto é Cannes, eu represento Cannes. Eu sou o melhor e o pior de Cannes."
  
    Mas o que é esse Demônio de Neon que deu origem ao título? Em entrevista, Elle Fanning, contou que isso foi algo muito discutido por todos, e que cada um acabava tendo uma interpretação diferente. Para ela, o Neon Demon não era uma pessoa, mas era mais como um espírito. Algo que te possui e se transforma numa beleza obsessiva. Algo glamoroso mas ao mesmo tempo desagradável.  
   
    
   O Vale das Bonecas (1967), De Volta ao Vale das Bonecas (1970) e O Massacre da Serra Elétrica (1974) são creditados como inspirações para o filme. (Fonte: IMDb) E a mesma mansão usada em Pânico 3 (2000) é também usada em The Neon Demon.

 Visualmente, temos aqui uma obra magnífica. Eu confesso que adoro coisas que contenham neon, pelo aspecto futurista que dá para tudo, além de muitas vezes torná-las irreais. A música eletrônica dá aqui o toque final, me fazendo recordar de Tron. O filme o envolve como um sonho mágico, cheio de cor e brilho. Gosto também quando o neon aparece meio que indiretamente, como um reflexo na cena em um tom fluorescente.

   Para mim, o roteiro deixou um pouco a desejar. Comecei gostando muito do filme, mas há algumas partes que eu particularmente não gostei, e acho que isso acaba se tornando prejudicial ao filme e fazendo com que a maioria das pessoas não o aprove. Isso também faz com que sua experiência não seja tão agradável.

    Não me arrependo das praticamente 2h do filme, mas devo ressaltar que essa é uma das minhas recomendações com advertência: você, caro leitor, pode não gostar. Claro que isso serve para todos os filmes. Cinema é algo relativo e íntimo do expectador. 



  Gostou do post? Então curta já a nossa página, comente e compartilhe! :D

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe-nos! :3

Tumblr