RECOMENDAÇÃO RADIOATIVA:RETALHOS DE CRAIG THOMPSON
22:06
Comovente, delicada, com desenhos maravilhosos e sinceridade dolorosa, pode ser a grafic novel mais importante desde Jimmy Corrigan, disse Neil Gaiman sobre Retalhos.
Cá estava eu pensando em algo bom pra postar, e logo pensei na história em quadrinhos de Craig Thompson, que conta sobre a sua infância até o começo da vida adulta, cheia do seu relacionamento com o seu irmão, romance e temor a Deus.
Uma música para ouvir enquanto lê ;3
Retalhos foi uma grande descoberta pra mim. Um amigo me emprestou (e fico muito grata por ele ter feito isso), pois eu acho que a minha vida mudou depois disso. Não consigo explicar, mas me identifiquei tanto com a HQ e que agora não me sinto tão sozinha. Explicando melhor, eu me identifiquei com várias coisas pelo que o Thompson passou e isso me fez pensar 'poxa, não sou tão sozinha no mundo assim'.
Mas vamos falar do tal Retalhos. A história vai e volta no tempo, mostrando as várias estações em uma cidadezinha de Wisconsin, onde Craig e Phil (seu irmão) passam os dias e as noites juntos, compartilhando
da mesma cama, e partilhando suas aventuras de criança. Mostrando o bullying na escola por ele ser mais pobre que os outros.
O Romance com uma garota chamada Raina, que morava em outra cidade, mas que nasceu um amor ao longo de trocas de cartas, e que depois, resultou em um amor mais próximo, onde cada momento é detalhado, de uma forma única e sincera.
O temor a Deus (medo de ir para o inferno), citando várias passagens da Bíblia, e vários momentos em que as pessoas ao seu redor tentam, de certa forma, intimidá-lo a fazer coisas que seriam 'desejos de Deus', e reprimindo-o pela sua forma de presentear o seu Senhor, que era através do desenho.
E finalmente, a mostra o início da sua vida adulta, e como tudo que aconteceu na sua vida, afetou quem ele foi.
Retalhos se tornou a HQ que mais amei ler. A número #1 da minha lista. Craig Thompson fez algo com uma pureza e raridade inigualável, além de uma riqueza de sentimentos, que não há forma de não ser afetado por tudo, te deixando pensativo sobre o rumo da sua própria vida ao final da leitura.
Desde seu lançamento em 2003, a HQ vem acumulando prêmios. Foi vencedora de três prêmios Harvey (de melhor artista, melhor graphic novel original e melhor cartunista), dois prêmios Eisner (melhor graphic novel e melhor escritor/artista), e em 2005, venceu o prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos. Além de ter sido um dos grandes destaques de 2009.
Sabe a parte mais incrível? Não importa quantas vezes você leia, a experiência em cada nova leitura e diferente da anterior.
O quadrinho custa uns R$54,00 na grande parte dos lugares, mas em alguns sites dá pra encontrar alguma promoção por até uns R$38,00. Ele possuí 592 páginas, com dimensões de 23cm X 16cm.
Sim, o preço é um tanto quanto salgado, mas acreditem, depois de ler vocês não gostariam de não ter essa maravilhosa obra na prateleira. ~ eee, eu vou ganhar do meu namorado rs ~
Eu provavelmente não fiz um post que possa descrever a grandeza dessa obra, e talvez muitos de vocês não estejam convencidos por ser uma história de um cara normal, sem super-poderes, sem um corpo atlético, sem explosões ou robôs, mas acreditem quando eu digo, o arrependimento maior de vocês será não lê-la.
Como é bom deixar uma marca na superfície branca.
Fazer uma marca dos meus passos...
mesmo que seja temporário.
1 comentários
Retalhos é o tipo de história que mexe com a gente, ao ler me enxerguei 100 % ali nas páginas, o lance da religiosidade x desenho, primeiro amor e etc. Foi uma das responsáveis por eu ter seguido carreira como ilustrador e quadrinista, além de me fazer sentir menos oprimido diante de tudo. Como você disse, que eu não estava sozinho. Hoje ele fica aqui do meu lado da prancheta, me lembrando de sempre correr atrás de meus sonhos. Ótimo texto!
ResponderExcluir